MRDANGA



Você consegue imaginar um kirtan sem mrdanga? Difícil não é verdade?

   A mrdanga é um instrumento musical de muita importância num kirtan e portanto vamos explorar nessa sessão um pouco mais sobre o universo deste instrumento que faz a diferença na qualidade de um kirtan.

UM POUCO DA HISTÓRIA da MRDANGA


    Um dos sons mais venerados, desfrutados e antigos que representa uma das facetas da espiritualidade da Índia e da cultura oriental indiana é a mridanga. A mridanga teve seu advento aproximadamente há quinhentos anos atrás por volta de meados de 1400 quando o Senhor Caitanya Mahaprabhu apareceu na Terra. É dito que a mridanga é a flauta do Senhor Krsna encarnada, que é também uma expansão do Senhor Balarama na terra. Quando o Senhor Krsna estava planejando Seu avatara como Senhor Caitanya, Sua flauta queria acompanhá-Lo. O Senhor Krsna disse que a flauta não seria um meio prático de levar as vibrações espirituais. Daí, a mridanga veio a existir como um tambor que é bem alto e cômodo de tocar. Desde então, a música Bengali e os kirtans Gudiya Vaisnavas têm sido abençoados com este avatar da flauta de Sri Krsna.



   A palavra mridanga vem da palavra “mrit” e “anga” que significam “barro” e “corpo”, respectivamente. Como se pode deduzir da definição literal, a mridanga original foi feita de barro. Através do tempo, o termo “mridanga” tem sido usado para descrever qualquer tambor de duas peles. Agora, mridanga igualmente refere-se a este tambor ou ao tambor sul-indiano. Daí porque, músicos referem-se ao tambor como khol. Khol literalmente significa “som aberto”. Tem havido várias canções devocionais onde a mridanga tem sido apropriadamente identificada com a palavra khol. Por isso, as palavras mridanga e khol são intercambiáveis.



O SOM PECULIAR e ATRATIVO de uma MRDANGA


    Agora você irá assistir a uma breve apresentação solo de mrdanga com um dos mais renomados mestres indianos Bablu Das que já ensinou muitos de nossos famosos mrdangueiros como Bali, Vishvambhar, Kishor, entre tantos outros.




Ao longo dos anos a arte de tocar este sublime instrumento tem contagiado um número cada vez maior de vaishnavas brasileiros e abaixo seguem alguns nomes que mergulharam no universo da mrdanga. e que estarão conosco no KIRTAN FEST 2015.





SRI PRAHLADA DAS - Desde seus dois anos de idade já ensaiava alguns toques em latas de alumínio. Desenvolveu suas técnicas por observação durante os anos de gurukula e Kirtan Fest em Nova Gokula. Gosta muito do estilo clássico da bengala e tem especial apreço pelo estilo livre de tocar no Kirtan 24hrs do Krishna Balaram Mandir.



PARAM JYOTI DAS - Desde os 8 anos de idade a mrdanga faz parte da vida de Param Jyoti prabhu que teve seu irmão Rama Kumara prabhu como inspiração. Mas, foi em Mayapur e Vrndavan que Param Jyoti aprimorou-se nesta arte com Pankajee e Vrndavan Das. Seu estilo de kirtan favorito segue a linha de Madhava Das.



JAYA KIRTANA RASA DAS -Comecei a tocar quando criança e mal conseguia alcançar os dois lados da mrdanga ao mesmo tempo. Meu pai Vijaya Marga Das foi quem me inspirou pela alegria que sempre tocava. Hoje em dia fico muito inspirado em ver meu irmão Krishna Krpa Das tocando!
Tive alguns mestres como Thakur, Devadharma e Radha Govinda Pal. Meu conselho para quem esta iniciando é que seja sério buscando aprender corretamente e que tenha disciplina nos estudos. Tocar mrdanga é um serviço muito importante e muito prazeroso. Aprendam, toquem, toquem e glorifiquem o Senhor Gouranga!!!



GOURANGA ANDREAZI - Foi após tocar mrdanga para Amala Harinam em Nova Gokula que Gouranga começou a se destacar ainda mais neste meio musical. Cresceu em Nova Gokula, onde vive até hoje com sua familia e participa regularmente dos festivais vaishnavas mais importantes da região. Hoje, Gouranga é muito respeitado e considerado no meio um grande mrdangueiro.



UDDHAVA SOUZA - Uddhava teve como inspiração Bali, Vish e Kish dos Mayapuris e assim que mudou-se para Mayapur aprimorou-se com Radha Govind que ensinava mrdanga no Gurukula local. Hoje vive em Buenos Aires onde ensina mrdanga no templo e já confirmou presença no KIRTAN FEST 2015. Também tem Jagad Guru Das (Mayapur) como uma grande inspiração!



Nenhum comentário :

Postar um comentário